A primeira edição da Mostra Cine Luso Brasil acontecerá entre 20 e 25/11/2025, em Vitória, Espírito Santo. O evento celebra os 50 anos das independências das colônias portuguesas na África lusófona e ocorre simbolicamente na Semana da Consciência Negra no Brasil.
Serão exibidos filmes acompanhados de debates no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com ativistas, artistas, realizadores e pesquisadores, em parceria com a Escola da Terra Capixaba e o NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFES).
Além dos cine-debates, acontecerão formações nas áreas de cinema e audiovisual, com o objetivo de identificar e fortalecer potenciais parcerias no universo da produção internacional em língua portuguesa entre Brasil, Portugal, os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e outros territórios lusófonos.
Diversas instituições com atuação local, nacional e internacional vão colaborar de forma presencial ou virtual, com destaque para a Rede PALOP-TL de Cinema e Audiovisual, além da CPLP — representante oficial do programa de audiovisual da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa —, o Ministério da Cultura (MinC), a ABD-ES e outras.
Por meio de uma programação extensa, com subtópicos que dialogam com o tema central — os 50 anos das independências nos países africanos de língua portuguesa —, teremos também uma instalação visual da artista Monica Musoni.
O evento reforça o compromisso com a valorização das histórias afro-atlânticas e com o reconhecimento das vozes negras na construção da memória coletiva. Para além das esferas coloniais sugeridas pelo termo “lusófono” em 2025, a iniciativa marca os 50 anos das independências das colônias portuguesas na África.
O Cine Luso já aconteceu em cinco edições internacionais em Bruxelas, Bélgica (2017–2023), e chega ao Espírito Santo em uma edição inédita no Brasil. A programação inclui projeções, debates e atividades formativas com convidados nacionais e internacionais, configurando-se como um projeto de intercâmbio cultural de alcance global.
Os eventos acontecerão prioritariamente em dois locais da UFES:
• no Cine Metrópolis, onde ocorrerão os Cine-Debates e a OFICINA SOBRE CO-PRODUÇÕES LUSÓFONAS – Diálogos possíveis : Cinema, Lusofonia e Futuro (evento híbrido);
• e no prédio/sala 1A do CEMUNI V, onde será realizado o LABORATÓRIO CRIATIVO ANTI-COLONIAL (atividades teóricas e práticas), com orientação de Katya Aragão, que estará presente no Brasil especialmente para o evento (Rede PALOP – São Tomé e Príncipe).
O projeto, com foco inédito no Espírito Santo, foi desenvolvido pela consultoria internacional de Aline Yasmin (elaboração e direção do projeto), produção internacional de Renzo Dalvi e organização local do evento por Ricardo Sá, da Interferências Filmes e Projetos.
ACESSO E ACESSIBILIDADE
ENTRADA FRANCA.
As atividades de cine-debate e o acesso às sessões estão condicionados à capacidade do Cine Metrópolis (240 lugares). Os ingressos serão distribuídos a partir de 30 minutos antes de cada sessão.
As atividades de formação têm número LIMITADO de vagas. Os interessados deverão se inscrever previamente através do formulário disponibilizado neste link.
Todos os locais possuem acessibilidade arquitetônica e as atividades contarão com intérpretes de Libras.
REALIZAÇÃO
O projeto foi aprovado no Edital 04/2025 — Nova Cena: Mostras e Festivais (Secult-ES / PNAB) e já tem garantidas as edições de 2025 e 2026.
A realização do evento é da Associação Espírito Mundo (Bélgica), Interferências Filmes (ES/BR), Funcultura, Secult-ES, Sistema Nacional de Cultura (SNC) e PNAB/MinC.
Apoio: Cine Metrópolis, Escola da Terra Capixaba, NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFES), Instituto Camões – Embaixada de Portugal e Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL.
PH: Monica Musoni

